Almonda tórrido

Correr 30 km com calor não é fácil, mas correr com muito calor, é um tremendo desafio. Foi o que aconteceu no 4º Trail do Almonda, na serra de Aire e Candeeiros. 
Às 6:30h saímos de Portalegre 9 atletas, já os termómetros marcavam 28ºC. Sabíamos que era uma loucura concretizar este desafio, mas nada nos detém.
Chegados ao local a apreensão era geral e o tema da conversa era sempre o mesmo, "muito cuidado, temos que hidratar bem, grande loucura..."
Às 9:00 em ponto foi dada a partida, com muitas recomendações da organização. Não me lembro de uma prova onde houvesse tanto silêncio durante grande parte do percurso. Sentia-se e ouvia-se o calor, a sinfonia das cigarras, o toc-toc dos sapatos, o choc-choc da água que os atletas transportavam. Mais parecia um velório, e todos tínhamos consciência que a qualquer momento o "morto" podia ser um de nós! Claro que não estava lá nem o José Sousa, nem o Paulo Rodrigues!!!
Saí cautelosa, o que não é hábito, e só pensava: vai com calma, hidra-te bem,  mas quanto mais depressa acabares melhor.
Logo de início vi que uma grande falha era não levar boné, como não gosto de usar nem pensei quão necessário seria. Mas, um grande gesto do Vitor Rodrigues fez toda a diferença. A seguir ao primeiro abastecimento, inesperadamente, o Vitor tira o boné, estende-o e disse: "tome o boné que eu vou ficar por aqui". Hesitei, mas ele insistiu, eu coloquei-o e segui o meu caminho. Mas, o Vitor não ficou por ali, esperou por um amigo, seguiu até ao fim, e  sem boné! Obrigada Vitor.
Durante toda a prova fui ganhando e perdendo companhia, fui gerindo o ritmo, sabia que não conseguia alcançar a Cristina Ponte, nem a Sara Brito. Quem me fez correr mais rápido foi a Cristina Couceiro, tem evoluído muito e tem uma força e determinação espetacular. Parabéns Cristina, eu é que já não estou com idade para estes duelos!!!
Terminei em 42ª da geral e 3ª feminina, gastando 3h32s03m, com os termómetros a marcar 42ºC.
PARABÉNS À ORGANIZAÇÃO, estavam tão preocupados como os atletas e providenciaram tudo de excelente forma. Os abastecimentos foram duplicados e por incrível que pareça a água estava fresca. Os voluntários muito simpáticos, prontos a ajudar e preocupados se estava tudo bem. Mesmo assim, ainda houve muita gente que desistiu, ou chegou mal, mas seria muito pior se não fosse tudo tão bem planificado e articulado. 
Obrigada, assim, mesmo com muito calor e muito calhau, dá gosto correr!
Foi mais uma excelente jornada em ótima e animada companhia.
Resultados do ACP

Comentários

  1. A Vitorina tem idade para estes e muitos outros duelos. Para mim é uma honra conseguir aproximar-me da meta avistando-lhe as costas!!! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário